Pular para o conteúdo principal
Dia Mundial do Livro: 3 dicas infalíveis para gostar de ler

Dia Mundial do Livro: 3 dicas infalíveis para gostar de ler

Nesse Dia Mundial do Livro confira 3 dicas para quem quer criar ou expandir o hábito de leitura.

Romeu e Julieta, Dom Quixote e Lolita: o que esses três livros têm em comum? Seus autores nasceram ou morreram no mês de abril. Em homenagem a Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Vladimir Nabokov, em 1995 a UNESCO instituiu que 23 de abril seria o Dia Mundial do Livro.

É provável que você já tenha visto pelo menos uma matéria de jornal falando sobre a falta de hábito de leitura dos brasileiros, e tenha se perguntando por que a leitura é tão importante.

O livro impresso é caro, e muitas vezes não cabe no orçamento. Mas isso não precisa ser um empecilho. Tornar-se um leitor assíduo pode ficar mais fácil uma vez que você entenda que a leitura vai além dos livros impressos.

 

Livro digital também é livro

O e-book ainda é um formato desconhecido por grande parte da população. É o que mostra a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que mapeia como anda o hábito de leitura no país. A 4ª edição apontou que mais de 50% dos entrevistados nunca tinha ouvido falar em e-book.

Os livros digitais fazem parte de uma tecnologia recente, que ainda encontra certa resistência das editoras, além de ser um formato questionado pelos defensores ferrenhos do livro impresso.

Nesse Dia Mundial do Livro cabe relembrar que o e-book permite uma maior democratização da leitura, por eliminar barreiras geográficas, o custo do frete e a espera para receber o seu exemplar.

Além disso, a leitura do e-book pode ser feita diretamente no seu smartphone, enquanto você está no ônibus ou esperando em alguma fila. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” mostrou que, entre aqueles que já tinham lido algum e-book, o smartphone foi apontado como dispositivo para a leitura por mais de 55% dos entrevistados.

O livro digital não pesa na bolsa ou na mochila, não ocupa espaço físico na sua casa e pode ser lido no escuro. O e-book também expande o alcance das obras, além de beneficiar pessoas com deficiência visual em qualquer nível.

Para quem já adotou o e-book em sua rotina ou para quem quer experimentar o formato, existem serviços de assinatura no estilo Netflix, em que você paga um valor por mês e tem acesso a diversos e-books. O maior exemplo é o Kindle Unlimited, da Amazon, que oferece mais de 1 milhão de e-books – inclusive em outras línguas. O serviço custa R$ 19,90 por mês e o aplicativo pode ser instalado em smartphones com sistema operacional Android, iOS, em notebooks, computadores e tablets.

Cabe ressaltar que o aplicativo Kindle não é válido apenas para quem tem o serviço contratado, através dele também é possível ler e acessar os seus e-books comprados.

 

Audiolivro também é leitura

O audiolivro ainda é um formato pouco explorado, mas que vai ganhando popularidade aos poucos, principalmente pela popularização dos podcasts. São opções para “ler com os ouvidos”, e podem ser uma ótima compania durante uma ida ao mercado, uma caminhada ou uma viagem longa. 

O mercado de audiolivros é bem desenvolvido em países como os Estados Unidos, e apesar de ainda tímido na Brasil já conta com empresas especializadas, como a Ubook e a Toca Livros. Para quem domina o inglês, uma das opções é a Audible, serviço fornecido pela Amazon.

 

Se você ainda não domina outras línguas, clique aqui e confira 4 aplicativos gratuitos para te ajudar a aprender novos idiomas.

 

Aplicativos de leitura: Hooked e Wattpad 

Se você é acha que a leitura tradicional é algo chato e monótono, temos duas dicas de aplicativos para mudar a sua percepção.

HOOKED:

Você já imaginou se pudesse ler histórias em forma de mensagens, como se fossem conversas de Whatsapp? O Hooked é um aplicativo em que a história, geralmente de suspense ou terror, vai sendo contada à medida que você toca na tela, como se estivesse acompanhando uma conversa real dos personagens. 

O download do app é gratuito, e você pode acessar as histórias de duas maneiras principais: de forma gratuita, mas que de tempos em tempos você precisa pausar a leitura por um período definido pelo aplicativo; ou de forma paga, assinando um plano semanal, mensal ou anual.

Dentro do Hooked você também pode submeter suas próprias histórias.

WATTPAD:

O hábito de leitura influencia na facilidade para escrever, e no Wattpad você pode exercitar ambos.

O app reúne histórias de autores iniciantes, oferece concursos de escrita e abre espaço para que os leitores conversem com autores e outros leitores.

Ana Todd, da série “After”, começou sua carreira na plataforma, assim como Beth Reekles, autora do livro que inspirou o filme da Netflix “Barraca do Beijo”.

 

Leia online de graça

LIVROS DE LITERATURA:

  • Projeto Gutenberg: Mais de 30.000 livros digitais gratuitos.
  • Domínio Público: A biblioteca digital do Ministério da Educação reúne obras literárias, artísticas e científicas.

LIVROS ACADÊMICOS:

  • Scielo Books: Scielo é um portal de revistas científicas eletrônicas, e também é responsável por um que disponibiliza livros científicos de diversas áreas.

AUDIOBOOKS:

  • LibriVox: o objetivo da iniciativa é disponibilizar em audiolivros todos os livros que estão em domínio público. Ainda que não seja brasileiro, o site conta com mais de 170 audiolivros disponíveis em português.
  • Universidade Falada: ainda que tenha a maioria das opções pagas, o site conta com vários audiolivros gratuitos.
  • Audiobooks no Spotify: grande maioria disponível apenas em inglês.

 

A leitura é um hábito que pode ser adquirido em qualquer faixa etária, e que tem benefícios para a capacidade criativa, além de incentivar o autoconhecimento e facilitar a escrita. E não importa em qual formato, seja através do livro impresso, do formato digital ou do audiolivro, o que importa é encontrar o tipo que mais se adapta a sua rotina. 

Nesse Dia Mundial do Livro faça uma pausa na sua rotina e experimente novos formatos de livros e de leituras. Dizem que ler é como viajar sem sair do lugar, mas acreditamos em algo um pouco diferente: que ler é uma das maneiras de, justamente, sair do lugar. Através da leitura é possível expandir formas de pensar e de ver o mundo, adquirindo conhecimento e evoluindo.

 

E agora que você está inspirado a ler e aprender mais, descubra como e onde estudar na internet e garanta seu certificado.

Descubra como e onde estudar na internet e garanta o seu certificado ou diploma: