Pular para o conteúdo principal
Aprender matemática? Veja 5 apps que ensinam do básico ao cursinho

Como aprender matemática com 5 aplicativos gratuitos

Aprenda matemática com esses 5 aplicativos gratuitos.

Aprender matemática de verdade é uma dificuldade para a maioria das pessoas desde a alfabetização. Decorar números e fórmulas que facilitam os cálculos não resolve o problema, pois com o tempo e a falta de prática acabamos esquecendo o que foi apenas decorado.

Pensando nisso, a Netion reuniu 5 aplicativos gratuitos que ensinam matemática para todas as idades e ajudam na hora de resolver problemas sem tanta dificuldade.

 

Seja o Mestre da Matemática

O Mestre da Matemática é um jogo que estimula o conhecimento a partir da competitividade. Ele classifica os assuntos por níveis e passo a passo ensina operações básicas como adição, divisão, subtração e multiplicação.

E ele vai um pouco além, oferecendo também operações mais complexas como calcular raízes, equações simples, porcentagens, logaritmos e combinatórias. Ou seja, é um jogo que serve para todas as idades e está disponível gratuitamente para download.

 

Aprenda com o Rei da Matemática

O aplicativo ensina matemática no molde de uma aventura pelo conhecimento. Quanto mais você aprende, mais o seu personagem evolui. Ele está na loja em duas versões, a gratuita com um conteúdo limitado, mas que ajuda nas operações básicas e a paga, que custa aproximadamente 10 reais e garante mais níveis de dificuldade.

Aprender matemática como uma aventura acaba fixando melhor na memória, porque para o cérebro é muito mais fácil memorizar uma história do que apenas números.

 

Memorização com Jogos de Matemática

Completamente gratuito, o Jogos de Matemática é um aplicativo que ajuda na memorização por meio de jogos simples. Ele possui as operações básicas, exponenciação e cálculo de raízes. Pode ser tanto para crianças quanto para quem quer relembrar o básico de matemática. Sua interface é simples, intuitiva e direta.

A desvantagem em relação aos demais é que ele apenas apresenta o problema e as possíveis soluções, não ensina como chegar até elas. Com isso, acaba sendo apenas um apurado de questões para estimular a memória.

 

O melhor da Matemática para Crianças

Esse é o aplicativo que mais faz sucesso entre o público infantil. Ele serve para auxiliar naquela fase que a criança ainda está aprendendo os números e as operações básicas. É bastante animado, colorido e estimula o aprendizado como uma forma de diversão.

É a melhor opção para os pais que se preocupam com o que seus filhos jogam no smartphone.

  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.science4you.numbers4you
  • iOS: https://itunes.apple.com/br/app/matem%C3%A1tica-para-crian%C3%A7as-science4you/id892350150?mt=8

 

Photomath, a câmera que resolve problemas

O melhor amigo do ensino médio, esse aplicativo foi feito para o público mais jovem, sendo bastante útil por aqueles que também fazem cursinho. Ele é feito com a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres – OCR, onde basta apontar a câmera do celular para a questão e ele te diz o resultado. Mas não é só isso, além de resolver o problema ele ensina a como chegar à solução.

O Photomath é bastante preciso no reconhecimento de escrita à mão, possui calculadora embutida e reconhece até alguns gráficos. Ele é capaz de calcular aritmética, números inteiros, frações, números decimais, raízes, expressões algébricas, equações/inequações do 1º grau (lineares), equações/inequações do 2º grau (quadráticas), equações/inequações absolutas, sistemas de equações, logaritmos, trigonometria, funções exponenciais e logarítmicas, derivadas e integrais.

Tudo o que faltava para melhorar e auxiliar os seus estudos em matemática.

  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microblink.photomath
  • iOS: https://itunes.apple.com/us/app/photomath/id919087726

 

Seja no ensino médio ou educação infantil, aprender matemática vai ficar mais fácil com essas dicas. Mas saiba que o seu aprendizado não precisa parar por aí.

Se você já passou dessas fases da vida, que tal obter o seu diploma do ensino superior pela internet e sem precisar sair de casa? Clique no link abaixo e saiba como:

Descubra como e onde estudar na internet e garanta o seu certificado ou diploma: