Pular para o conteúdo principal
Por favor, aguarde...
teste a velocidade de sua conexão com a internet

Como garantir sua velocidade de conexão? 7 dicas e 2 ferramentas

Desconfiado da sua internet? Conheça 7 dicas para melhorar o sinal do roteador e 2 ferramentas gratuitas para testar a sua velocidade de conexão

A sua banda larga contratada depende de uma série de fatores que precisam ser seguidos para evitar interferências na qualidade da internet. Uma rede elétrica instável, um Bluetooth antigo, alguns eletrodomésticos e até o fato de morar em condomínio podem atrapalhar no sinal do seu roteador. Para resolver isso, a Netion separou 8 dicas e 2 ferramentas online e gratuitas para você testar se a sua velocidade de conexão está de acordo com o que foi contratado.

 

Qualidade dentro de casa

  1. Saber onde instalar o roteador é muito importante para garantir qualidade. Paredes mais grossas, portas e janelas de vidro podem ser verdadeiras barreiras para o sinal do seu roteador, diminuindo a qualidade da conexão quando você se afasta dele. Na hora da instalação você pode solicitar ao técnico responsável qual é o melhor local no seu ambiente e se é viável. Em caso de não conseguir evitar esse tipo de arquitetura, você pode procurar uma loja de informática especializada para adquirir um roteador “sem barreiras”, o ideal para essas situações.
  2. Evitar ambientes com muita umidade ou o uso constante de alguns eletrodomésticos garante que seu sinal não receba nenhum tipo de interferência. Forno microondas, liquidificador e até o secador de cabelo emitem frequências que podem atrapalhar o sinal emitido pelo seu roteador e também desestabilizam a rede elétrica. Áreas úmidas também são contra indicadas para sua instalação.
  3. Rede elétrica antiga ou fiação desgastada causam maior oscilação na energia que seu roteador recebe e isso faz com que o sinal que ele emite também oscile. Opte por tomadas e redes mais novas, ou até mesmo garanta uma tomada no seu estabilizador ou no-break, eles garantem a condução elétrica estável.
  4. Morar em condomínio também pode ser uma barreira para o seu sinal. Imagine só, todos os roteadores dos seus vizinhos emitindo sinal ao mesmo tempo e quase na mesma frequência. É garantia de que haverá uma luta invisível onde só o mais forte chegará mais longe. Isso também poderá ser resolvido com o roteador “sem barreiras”, pois ele pode até trabalhar numa frequência mais alta do que os comuns.
  5. Bluetooth ligado de aparelhos antigos, telefones sem fio e até walkie-talkies emitem frequências de rádio similares ao roteador e podem prejudicar o sinal da sua rede wireless.
  6. Evitar que todo mundo da vizinhança tenha a sua senha ou que aparelhos mantenham-se conectados a rede quando não for necessário. Isso diminui a divisão de tráfego de dados e banda.
  7. E o mais importante, lembrar de estar sempre com o computador e/ou celular atualizado com a última versão de software disponível e livre de vírus. Isso garante o fim das atividades desnecessárias que gastam a sua conexão.

 

Quer testar a sua velocidade de conexão?

Na internet existem alguns testadores de velocidade confiáveis e que são recomendações da Netion para você. Mas antes de falar sobre as ferramentas, preparamos um passo a passo para que você efetue corretamente o teste de velocidade, destacando a importância de SEMPRE USAR um cabo de rede e NUNCA TESTAR pela conexão Wi-Fi.

Quer saber porquê NUNCA TESTAR pelo Wi-Fi? Clique aqui e confira.

O velocímetro SpeedTest foi criado pela Ookla, uma companhia voltada para testes de internet e que existe desde o começo da banda larga nos Estados Unidos. Atualmente ela faz parte do grupo Ziff Davis que, além de alguns provedores de internet americanos, também é dono de algumas editoras de revistas e quadrinhos. A ferramenta é gratuita e até setembro de 2018 havia realizado com sucesso mais de 21 bilhões de testes no mundo inteiro.

Faça aqui o seu teste de conexão.

A segunda ferramenta é brasileira e desenvolvida pela própria Anatel. Conhecida como “Medidor EAQ”, pertence a Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga no Brasil. Ele também registra todos os seus resultados, desde sejam feitos do mesmo aparelho. Com esse registro é possível gerar um documento caso você um dia queira contatar a Anatel para questionar sobre sua velocidade de conexão, seja ela móvel ou fixa.

Acesse a ferramenta e faça seu teste de conexão.

As ferramentas citadas mostram a sua velocidade de download, de upload, ping e latência. Medidores ideais para quem curte jogar online ou assistir aquele filme em família. Mas se o seu problema for outro e a sua internet estiver caindo toda hora, basta clicar no link abaixo para descobrir o que deve ser checado antes de entrar em contato com o suporte Netion.