Pular para o conteúdo principal
Por favor, aguarde...
Vai fazer compras online? Aprenda em 4 dicas como economizar mais

Compras online: 4 dicas para economizar sem sair de casa

Ir às compras nem sempre é tarefa fácil na vida do brasileiro, principalmente daquele que preza por fechar um bom negócio. Se é em época que as lojas estão lotadas como Natal, volta às aulas e o Dia das Mães, o incômodo é até maior, e por isso muitos acabam optando por realizar suas compras online. 

Há vantagens e desvantagens para quem usufrui dessa facilidade, e para garantir a sua segurança e economia reunimos algumas dicas vitais, principalmente com a proximidade do Dia do Consumidor.

Fazer compras online exige planejamento, mas poupa vários passos dentro de shoppings ou centros comerciais. Mesmo que você precise esperar alguns dias para receber o seu produto, que poderia ser algo negativo, há sempre a parte positiva: dá para economizar através de cupons de desconto, cashback, compras coletivas ou comparação de preços.

 

1 – Use e abuse dos cupons

Sabe quando você acessa um site e ele pergunta se você quer fazer um cadastro? Se você tiver interesse nesses produtos é super recomendável se cadastre.

Essa é a maneira mais fácil de ficar por dentro das promoções da loja e receber cupons com exclusividade. E é super simples na hora de usá-los. Sempre que chegar na etapa de pagamento, basta procurar pela opção de inserir um código promocional ou cupom. Esse é o espaço para você abusar do desconto que ganhou em troca de receber alguns e-mails.

Se você é daqueles que se irrita com a caixa de entrada do seu e-mail cheia, fique calmo que tem outras maneiras de garantir o seu cupom ideal. 

Sites específicos de cupons de desconto

Alguns sites são especializados em armazenar cupons de desconto, então basta acessá-los e procurar pelo nome da loja desejada.

Conheça os mais indicados:

Todos eles reúnem várias lojas e serviços, então são a melhor opção para se cadastrar e receber vários cupons com exclusividade ao mesmo tempo.

 

2 – Compras online: aprecie o cashback que virá

Essa é uma das melhores maneiras de economizar e nem todo mundo conhece direito como ela funciona. O cashback é famoso no exterior quando se fala em promoções, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. 

Nos E.U.A, o cashback está ligado a períodos promocionais em que certos produtos têm metas de venda, e quando atingidas o comprador recebe de volta uma porcentagem do dinheiro pago. 

Já na Europa o cashback é mais apreciado pelos turistas, pois costuma devolver o que eles gastam em impostos.

No Brasil o cashback ainda é um método em expansão, mas já possui uma startup que até agora já devolveu mais de 31 milhões de reais para os seus usuários, o MÉLIUZ. Ainda tem muito consumidor que não conhece o Méliuz, por isso a gente te explica como aderir ao serviço:

Primeiro você se cadastra no site www.meliuz.com.br, depois procura pela loja que deseja fazer a sua compra e verifica se e quantos % do valor da sua compra serão devolvidos. 

Se tiver algum cupom disponível, escolha e clique em “Ativar”. Caso tenha, não esqueça de copiar o código e deixá-lo reservado para aplicar ao finalizar sua compra. Daí é só utilizar somente a aba que abriu automaticamente, pois somente nela o seu cashback estará garantido.

Se você utiliza navegador o Google Chrome no computador, o Méliuz tem uma extensão/ferramenta para lhe ajudar a garantir o seu cashback. 
Você pode instalá-la quando sugerir, ou simplesmente clicando aqui no link.  

ATENÇÃO: o Méliuz só aceita o uso de cupons que são oferecidos por ele. Se utilizar códigos promocionais de outras fontes, você ficará sem seu benefício. 
Essa devolução funciona porque a empresa lhe devolve uma parte do que recebe para fazer propaganda dos seus parceiros, então vale muito a pena ter um cadastro ativo no site. 
O resgate está disponível a partir de R$20 e é creditado gratuitamente na sua conta bancária.

Há outras formas de cashback que também estão fazendo fama por aqui. Desde os programas de fidelidade de algumas farmácias, que oferecem descontos e acúmulos de pontos que podem ser trocados por mais descontos ou até mesmo produtos, até parcerias entre lojas de um mesmo grupo. E nesse caso estamos falando da Ame Digital, um tipo de carteira virtual.

Com aplicativo próprio e parceria com as principais lojas online do Brasil, a Ame é uma ferramenta que oferece maiores descontos e possibilidades de acúmulos de pontos até você consegue pagar um produto inteiro com o saldo acumulado. 

Ela funciona somente entre seus parceiros, as lojas Americanas, Submarino e Shoptime. Basta baixar o aplicativo, se cadastrar e começar a usar.

 

3 – Compre coletivamente para garantir mais economia

Como você deve saber, a diferença entre varejo e atacado é que o maior número de compras do mesmo produto pode ajudar a reduzir o seu valor. E foi a partir disso que surgiram os sites para compra coletiva, reunindo pessoas que desejam comprar o mesmo produto ou serviço e conseguem pagar um preço menor por estarem comprando juntas. 

Dentre os mais famosos estão o PEIXE URBANO e o GRUPON.

Atualmente eles trabalham juntos e sobre as mesmas ofertas, então vale bastante a pena estar cadastrado no site. 

Entre seus serviços de compras coletivas é possível encontrar desde pacotes de viagens até rodízios em restaurantes de renome internacional, como o Coco Bambu. 

Basta entrar no site, se cadastrar e escolher comprar o que deseja. Quando atingir o número mínimo de vendas do mesmo produto ou serviço, você receberá o seu. Caso isso não aconteça, seu dinheiro é estornado facilmente. Como o site conta com milhares de pessoas cadastradas, é muito raro que uma oferta se esgote sem ser vendida por completo.

 

4 – Busque e compare para comprar melhor

Para quem não deixa de lado uma boa pechincha, os sites para comparar preços são a melhor ferramenta para uma boa compra online. Você pode optar se cadastrar neles ou apenas usá-los quando for necessário. 

Entre os mais famosos do Brasil estão o BUSCAPÉ e o ZOOM. Além de compararem o preço do mesmo produto em várias lojas, eles dispõem de ferramentas para auxiliar a sua compra.

Uma delas é o histórico de preço, onde eles mostram a variação do preço do produto em longos períodos de dias e meses. Isso lhe ajuda a verificar se é o momento ideal para adquiri-lo. 

Outra que ajuda bastante é a possibilidade de ver o selo Ebit da loja, uma forma simples de garantir que você está fechando um bom negócio online apesar de não conhecer a loja.

 

Direitos do consumidor nas compras online

Assim como nas compras em lojas físicas, o consumidor que faz compras online também tem seus direitos assegurados, mesmo que com algumas diferenças em relação ao que é adquirido em lojas físicas.

Para compras feitas fora das lojas físicas existe o Direito de Arrependimento, que tem um prazo de 7 dias, seja após a efetivação da compra ou do recebimento do produto. 

Na hora de pesquisar e decidir em qual site sua compra será feita, preste atenção se a loja virtual cumpre os seguintes requisitos: 

  • Disponibiliza os dados da empresa em local de fácil acesso (CNPJ, endereço, e-mail/formulário para contato e nome empresarial)
  • Fornece todas as informações do produto, bem como possíveis riscos do seu uso
  • Possui o selo do Ebit
  • Se na aba pagamento o endereço do site apresenta “https” e/ou apresenta o ícone de cadeado ao lado do endereço

Para sites de compra coletiva é obrigatório que o site informe o número de compras mínimas necessárias para validar o cupom, o regulamento para uso do cupom, bem como todas as informações da loja/empresa que está ofertando o serviço/produto.

Viu como é fácil economizar sem sair de casa? Basta estar por dentro das regras e exceções do método de desconto disponível. Nessas horas não dá para deixar de ler as letrinhas miúdas. 
E prestar atenção nos detalhes também garante que você vai adquirir o melhor produto/serviço, que respeite os seus Direitos de Consumidor.

 

E falando em economia, veja abaixo as nossas promoções para contratação de Internet via Rádio ou Internet via Fibra: